O desenhista curitibano Simon Taylor iniciou sua carreira como caricaturista/chargista político em 1996, mas quando começou a desenhar in loco há quatro anos, empolgado pelo movimento mundial Urban Sketchers, não percebeu que estava trazendo seu traço naturalmente caricatural para um mundo habitado, em sua grande maioria, pelo traço preciso e realista de arquitetos.
Após ouvir comentários de outros desenhistas que fazia “caricatura de árvores, de casas, de carros, etc”, entendeu que tinha se tornado um “caricaturista urbano”. Não só entendeu como gostou e formatou o conceito que está por trás do seu segundo livro solo: “A Caricatura da Arquitetura”, que será lançado no 3º Encontro Internacional de Desenhos de Rua de Torres Vedras, Portugal, nos dias 13, 14 e 15 de outubro, onde também ministrará duas oficinas com artistas portugueses, e no dia nove de novembro, às 19h30, nas Livrarias Curitiba do Shopping Curitiba.
Com prefácio do escritor Marcio Renato dos Santos, o livro apresenta 137 desenhos de Curitiba, Brasil e outros países por onde passou, divididos nos capítulos “Aqui”, “Ali”, e “Em Todo Lugar”, numa referência a “Here, There and Everywhere”, clássico dos Beatles de 1966. Segundo o artista, a música é uma influência tão grande quanto o desenho ou a pintura em sua obra.
Do Pop ao Lambrequim
São Paulo, Rio, Florianópolis e as regiões históricas de Minas e Paraty são outros alvos do traço caricatural do artista, que aproveita o último capítulo do livro para distorcer divertidamente a Torre Eiffel de Paris e a Casa Rosada de Buenos Aires, entre outros pontos turísticos do mundo. Segundo Simon, cerca de 90 por cento dos desenhos da publicação foram feitos in loco e sofreram o menor tratamento possível no computador.
SERVIÇO:
A Caricatura da Arquitetura
Lançamento:
9 de novembro, 19h30, nas Livrarias Curitiba do Shopping Curitiba (R. Brigadeiro Franco, 2300)
Sobre o autor:
Simon Taylor é curitibano e um dos fundadores do grupo Urban Sketchers Curitiba, que retrata a cidade todo sábado, ininterruptamente, há mais de 4 anos. Também é ilustrador, designer gráfico e diretor da Ctrl S Comunicação. Já ganhou inúmeros prêmios “Sangue Bom do Jornalismo Paranaense” nas categorias “Artes” e “Página Diagramada” e também é músico com passagem por várias bandas independentes de Curitiba, entre ela “A Fonte”, “FleshEgo” e “Supertônica”, com quem lançou o CD “Na Contra Mão do Não” em 2012.
Em 2013, lançou seu primeiro livro “Meus Cases de Sucesso”. Em 2016 foi um dos organizadores do “1º Encontro Urban Sketchers Brasil”, sediado em Curitiba, onde lançou o livro “Sketchers do Brasil”. Em 2017 o artista lança seu segundo livro solo, “A Caricatura da Arquitetura”.
Faça um comentário