Theatro Municipal será reaberto no fim de abril

Theatro Municipal do RioA presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio, Carla Camurati, e a secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, anunciaram esta segunda-feira a data oficial para a reinauguração do Teatro Municipal: 27 de abril de 2010, 26 meses após o início das obras e 18 meses após seu fechamento. Inicialmente, a reabertura foi marcada para o dia 14 de julho deste ano, data em que o teatro comemorou seu centenário.

Depois foi adiada para novembro e para dezembro. Adriana Rattes justificou os atrasos dizendo que foram descobertas, durante a reforma, novas coisas a serem feitas e concluiu:

– O prazo ter sido excedido não tem a menor importância, pois daqui a dez anos, ninguém vai se preocupar com isso.

Carla afirmou que poderia ter cumprido o prazo se tivesse simplesmente passado tinta por cima dos douramentos que foram descobertos, em vez de restaurá-los, e não tivesse se preocupado com necessidades estruturais, como a rede hidráulica.

Apesar de a reinauguração oficial ter ficado para o fim de abril, o teatro funcionará em regime de soft opening já no fim de março, com ensaios abertos ao público.

O diretor artístico da casa, Roberto Minczuk, anunciou a programação de 2010, que inclui quatro óperas encenadas (“Romeu e Julieta”, de Gounod, “O trovador”, de Verdi, “O castelo do barba-azul”, de Bartok, e “Tosca”, de Puccini), duas em forma de concerto (“Magdalena”, de Villa-Lobos, e “O guarani”, de Carlos Gomes), quatro balés (“Soirèe Roland Petit”, David Parsons, “Don Quixote” e “O quebra-nozes”, os dois últimos com coreografias de Dalal Achcar), um concerto para orquestra com música de cinema e ainda um concurso nacional de canto lírico.

http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2009/12/21/theatro-municipal-sera-reaberto-no-fim-de-abril-915303574.asp
Eduardo Fradkin

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*