A galinhada é um prato legitimamente brasileiro e caipira, de simples execução. Entre seus ingredientes, o frango ou galinha caipira ou “de quintal” como também é chamado nesse neste Brasil de meu Deus. Isso não quer dizer que não possa ser preparado com o frango de granja.
Ingredientes
– 1 galinha caipira (pequena)
– 3 dentes de alho
– 1 cebolas grande
– 3 colheres de sopa de óleo ou azeite de oliva
– 1 lata de milho em conserva
– sal e pimenta a gosto
– salsa picada
– 2 xícaras de chá de arroz
– 6 xícaras de chá de água fervente
Modo de preparar:
Três horas antes, tempere a ave apenas com alho e sal. Leve-a ao fogo em uma panela com o óleo e deixe dourar. Acrescente os temperos (cebola, sal em pequena quantidade, pimenta) e continue refogando, acrescentando água aos poucos, até que a galinha esteja macia. Este é o segredo do sabor do prato. E por quê pouco sal? Porque você já salgou a galinha antes…E sal demais estraga o prato e provoca hipertensão. Portanto, cuidado com o sal!
Quando o frango caipira já estiver macio, junte o arroz. Continue a refogar, mexendo com uma colher de pau, até que o arroz seque e frite.
Junte as 5 xícaras de água ferventes. Quando o arroz estiver quase
cozido, com pouca água na panela, acrescente o milho verde. No final, com o arroz ainda úmido, ponha mais salsa picada, desligue o fogo e tampe a panela. Deixe descansar por 10 minutos. Você pode servir com uma bela salada de folhas: rúcula e alface aceboladas, mais tomate em rodelas.