
Referência na preservação da cultura cigana no Brasil, ele faleceu aos 67 anos
O universo da cultura e da preservação das tradições ciganas perdeu, nesta quinta-feira (28), um de seus mais importantes representantes. Cláudio Domingos Iovanovitchi, reconhecido por sua incansável dedicação à valorização da cultura cigana e à luta pelos direitos dessa comunidade, faleceu aos 67 anos. Ele atuava como representante da Associação de Preservação da Cultura Cigana (APRECI) e era um dos coordenadores do Fórum Permanente de Cultura do Paraná.
Ao longo de sua trajetória, Cláudio foi uma voz ativa no combate ao preconceito e na construção de pontes entre a comunidade cigana e a sociedade em geral. Seu trabalho incansável ajudou a dar visibilidade às tradições e às demandas desse povo, que tem uma história profundamente enraizada na identidade brasileira.
Neste momento de despedida, amigos, familiares e toda a comunidade cultural lamentam a perda de um grande defensor da diversidade e do respeito às tradições. Sua trajetória segue como inspiração para as futuras gerações que buscam manter vivas as manifestações culturais ciganas e promover um mundo mais inclusivo e plural.
O velório será realizado neste sábado (29), a partir das 9 horas, no Auditório Brasílio Itiberê, anexo à Secretaria da Cultura do Paraná (R. Cruz Machado, 138 – Centro, Curitiba). A entrada se dará pela Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba.
Faça um comentário