Sindicato encerra greve após acordo com estúdios de Hollywood

Após 146 dias de paralisação, o sindicato dos roteiristas dos EUA anunciou o fim da greve nesta terça (26). Roteiristas apoiaram a greve dos atores

O sindicato dos roteiristas dos Estados Unidos (WGA, em inglês) aprovou, nesta terça (26), por unanimidade, o fim da greve depois de 147 dias de paralisação.

A WGA negociava com os representantes dos estúdios de Hollywood, a Aliança dos Produtores de Filmes e Televisão (AMP, na sigla em inglês), por melhores condições de trabalho, aumento salarial e medidas protetivas contra a inteligência artificial.

A categoria argumentava que os salários e as condições de trabalho foram prejudicados a partir da revolução do streaming, que resultou em temporadas de TV mais curtas e pagamentos residuais menores.

A decisão de encerrar a greve surge dois dias as duas entidades concluírem com sucesso as negociações para um novo contrato de três anos, o MBA (Minimum Basci Agreement).

A cada três anos o sindicato do roteiristas renovam o MBA com a AMP). No entanto, em 2023, as partes não chegaram a um acordo e a categoria entrou em greve assim que o contrato do último triênio expirou.

Ao longo da greve, extensas tratativas chegaram a acordos em pontos cruciais, incluindo o uso da inteligência artificial no processo criativo, requisitos mínimos de contratação para as equipes de roteiristas e os royalties provenientes das plataformas de streaming.

“Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos significativos e proteções para roteiristas em todos os setores de nossa filiação”, afirmou o WGA em um e-mail a seus membros, segundo a revista “Variety”, no dia.

A votação para a ratificação do acordo está programada para ocorrer entre os dias 2 e 9 de outubro, quando os cerca de 11,5 sindicalistas poderão votar.

Até lá, o WGA realizará reuniões presenciais e virtuais com seus membros para detalhar os termos do contrato. Com o forte apoio do comitê de negociação do WGA, a expectativa é que o acordo seja ratificado sem dificuldades pelos membros.

Iniciada em maio, esta é a segunda maior paralisação da história da entidade americana. Desde então, a categoria recebeu apoio do Sindicato dos Atores (SAG, na sigla em inglês), que também iniciou greve em julho, na maior manifestação trabalhista de Hollywood desde os anos 1960.

O SAG parabenizou o WGA pelo acordo provisório, mas afirmou que continua em greve até que suas próprias negociações com a AMPTP.

Apoio aos atores

Apesar do sucesso das negociações entre os estúdios e o sindicato dos roteiristas, a categoria instruiu seus membros a apoiarem os atores.

“Para ficar claro, ninguém deve retornar ao trabalho até receber autorização específica. Até então, a greve continua. No entanto, a partir de hoje, os piquetes do WGA foram suspensos. Em vez disso, se tiver a oportunidade, encorajamos você a se unir aos piquetes da SAG-AFTRA (sindicato dos atores) durante esta semana.”

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*