O espetáculo vai ficar por conta de coral de moradores e ex-moradores em situação de rua
Para celebrar o aniversário de Roberto Burle Marx, que completaria, dia 4 de agosto, 114 anos se estivesse vivo, o Sítio Roberto Burle Marx receberá o projeto Corais Uma Só Voz para uma apresentação gratuita. Com direção artística de Rico Branco, o espetáculo será realizado no Ateliê, neste sábado (5/8), a partir das 10h.
O projeto
O Corais Uma Só Voz é um projeto criado com a finalidade de resgatar a autoestima e a dignidade de moradores e ex-moradores em situação de rua do Rio, por meio da música e da arte. Atualmente, o projeto é mantido pela instituição inglesa People’s Palace Projects e pelo Museu do Amanhã.
Em 2016, os Corais foram criados a partir da Iniciativa Internacional With One Voice, capitaneada pela ONG Streetwise Opera, na Inglaterra, durante as Olimpíadas de Londres, em 2012. Naquele ano, pela primeira vez na história, a população em situação de rua da cidade foi incluída na programação oficial do evento, com apresentações de ONGs que trabalham com arte e população de rua na tradicionalíssima Royal Opera House.
Seguindo o fio condutor olímpico, a iniciativa passou três anos pesquisando e fomentando o setor ao lado de parceiros brasileiros em São Paulo e Rio de Janeiro, liderados no Brasil pela ONG People’s Palace Projects. O resultado foi a criação de mais um coral e o desenvolvimento de uma programação especial que integrou a celebração cultural olímpica na capital carioca, com apoio das organizações British Council, Calouste Gulbenkian Foundation e Macquarie Group Foundation.
Roberto Burle Marx
O artista e paisagista nasceu em 4 de agosto de 1909, em São Paulo (SP). Ainda criança, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro (RJ). E em 1949, adquiriu, juntamente com seu irmão Siegfried Marx, o Sítio Santo Antônio da Bica. A partir de 1973, fez do local sua residência e laboratório paisagístico. Ocupando uma área de 405 mil metros quadrados no bairro de Barra de Guaratiba, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, a propriedade, doada ao governo federal por ele ainda em vida (1985), integra a estrutura administrativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Unidade Especial. Patrimônio Brasileiro e Mundial, o Sítio sintetiza a vida e o espírito criativo de Burle Marx, inspirando e emanando as mais variadas formas de arte.
Faça um comentário