A cidade contará com ampla programação e o Hurb elencou algumas dicas para quem quer curtir a data
Conhecida como a cidade sorriso, Curitiba irá celebrar seus 330 anos em meio a uma programação extensa que promove atividades durante o mês todo. A história tricentenária da capital do Paraná iniciou quando o capitão-povoador Matheus Martins Leme promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e a instalação da Vila, conforme exigido pelos Portugueses. O nome Curitiba é de origem Guarani (Kur yt yba) e significa “grande quantidade de pinheiros” na linguagem dos indígenas que habitavam a região, os primeiros a ocupar o território.
Para celebrar os seus 330 anos, a prefeitura da cidade tem uma ampla programação para a data. E o Hurb, empresa de tecnologia com a maior plataforma de viagens online do Brasil, indica algumas opções para quem deseja se hospedar pela região e até mesmo aqueles que querem desfrutar os pontos turísticos.
Conforto, charme e estilo é o que muitos viajantes encontram ao observar a arquitetura imponente de Curitiba. E para mudar um pouco a rotina, que tal tomar um café da manhã em um dos hotéis mais procurados pelos turistas? A refeição pode ser feita, por exemplo, no Grand Mercure Curitiba Rayon, no Centro; no Bourbon Curitiba Convention Hotel, também no Centro, ou no Intercity Curitiba, em Cabral, além de outras opções disponíveis na plataforma.
Os curitibanos que estiverem de folga no dia 29 de março podem aproveitar para curtir atrações que, muitas vezes, não conseguem no dia a dia. Um bom exemplo é o passeio de Trem Morretes/Antonina, que contempla uma experiência magnífica para quem quer apreciar uma manhã na Serra do Mar e acompanhar de perto o fim de tarde durante o retorno para a estação na estrada centenária. Os aventureiros de plantão podem apreciar a beleza do Parque Estadual de Vila Velha, em que 600 milhões de anos de erosão, erupção vulcânica e glaciação esculpiram esculturas incríveis.
Aos amantes da cultura, a visita ao Santuário de São Benedito, à Casa de Câmara e Cadeia, ao Museu de Armas e à Casa Vermelha são pontos de parada obrigatória! Uma volta pela Lapa, conhecida como um pequeno vilarejo às margens da antiga estrada florestal, também precisa estar no roteiro.
Um dos pontos mais famosos da cidade é o Jardim Botânico, inspirado no Palácio dos Cristais em Londres O espaçotem entrada gratuita e abriga uma fonte d’agua e jardins geométricos lindos. O Bosque Alemão homenageia a cultura alemã e o seu legado e nele há uma réplica de igreja presbiteriana e um mirante situado sob a Torre dos filósofos com vista para a Serra do Mar. Andar pela Praça Tiradentes pode ser uma boa opção para aqueles que desejam conhecer a centenária Catedral de Nossa Senhora da Luz, a padroeira da cidade e, também, o marco zero. Outra opção é o Museu Oscar Niemeyer, que abriga mais de 2.200 obras de artistas nacionais e internacionais renomados. Um símbolo da região é a Ópera de Arame, que tem estrutura com teto transparente e fica no meio do Parque das Pedreiras. No mesmo parque fica a Pedreira Paulo Leminski, palco das encenações da Paixão de Cristo e de outros eventos.
Ao ar livre há ainda a opção do Parque Tanguá, cujo mirante é considerado como um dos melhores lugares para se ver o pôr do sol na cidade. O Parque Tingui tem uma grande área verde, construída em homenagem aos primeiros ocupantes das terras curitibanas, os indígenas Tinguis. Localizado no centro da cidade há o Parque Barigui, que serve de refúgio para a fauna paranaense. Por fim, o Mercado Municipal é um lugar tradicional de compras com opções de restaurantes, lojas e iguarias de diversos países. Os turistas também podem desfrutar do City Tour que passa pelos principais pontos da cidade. E ainda aproveitar para curtir a noite na região. O bairro Batel, por exemplo, tem mais de 100 restaurantes, além de baladas e bares.
Melhor época para visitação
Aos turistas, a previsão do tempo é uma tarefa árdua e requer atenção. As quatro estações do ano podem surgir dentro de 24h e, por isso, os moradores da região estão acostumados a saírem com guarda-chuva, botas e casacos, já que Curitiba é uma das capitais brasileiras mais geladas. Os meses de abril e setembro são considerados os melhores meses para visitar; janeiro e fevereiro é uma época quente, diferente de junho e julho, que são os meses mais frios; já julho e agosto são meses mais secos e a chuva intensa aparece em meados de outubro a março.
Sobre o Hurb
imprensa@hurb.com.br
O Hurb é uma empresa de tecnologia e inovação que se consolidou como a maior plataforma de viagens online do Brasil. Com a missão de potencializar viagens através da tecnologia, a empresa visa otimizar o tempo dos seus clientes através da ciência. Cumprindo o princípio primordial de livrar pessoas da preocupação, conectamos clientes a novos lugares. Fundada em 2011, a empresa vende 1 diária a cada 8 segundos, sendo responsável por 1,56% (2020) do PIB do turismo no Brasil. Em menos de 10 anos, alcançou 25 milhões de viajantes cadastrados, 35 mil destinos em todo o mundo e mais de 15 milhões de seguidores nas redes sociais, chegando a ser considerada a maior fanpage do turismo mundial. Com 1100 funcionários, o Hurb é uma marca global com sede no Rio de Janeiro e atuação em todo o Brasil e no exterior, com escritórios em Porto e Lisboa (Portugal), Sorocaba (SP) e Montreal (Canadá).
Faça um comentário