Seguindo os passos de antigos movimentos de agitação cultural como Fóruns de Cultura do Paraná, aconteceu no começo do mês de novembro a primeira plenária para criação da Frente Única de Cultura no Paraná. Diversos coletivos, artistas, professores, estudantes e trabalhadores da cultura, agitadores culturais unem forças progressistas da arte e da cultura para construir uma frente ampla “para resistir ao desmonte do estado brasileiro, resistir aos ataques da nossa cultura e ao nosso povo, aos retrocessos, a quebra de direitos e liberdades, avanço do fascismo no país”.
Segundo o movimento, o momento é de se (re) organizar, de mobilizar as bases, de abrir espaços de formação política, de articular unidade do campo democrático e progressista, de marchar ao lado dos movimentos sociais, de potencializar nossa arte e a agitação e propaganda.
No próximo sábado, dia 1º, a Frente Única de Cultura do Paraná fará seu primeiro encontro de formação, reunindo trabalhadores da cultura e representantes de outros movimentos para a troca de experiências. Está prevista a participação de movimentos sociais como Movimento sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento Popular por Moradia (MPM), Movimento Indígena, Movimento Negro, além de integrantes do Sarau Periférico, Cultura Popular e Casa Selvática.
Serviço
1º Encontro de Formação da Frente Única de Cultura
Sábado, dia 1º de dezembro, das 8h30 às 17h30
Centro de Formação e Cultura Marielle Vive, próximo à Vigília Lula Livre, no Santa Cândida, Curitiba.
Apoio: Portal da Cultura Brasileira – Brasil Cultura.
Faça um comentário