Ouça “História Hoje” 28/05/: Há 147 anos, chegava ao fim a Comuna de Paris

28 de maio de 1871. Domingo de Pentecostes. Enquanto em muitos lugares era realizada uma festa religiosa, a cidade de Paris vivia um verdadeiro inferno. Há uma semana os rebeldes e as tropas regulares do Exército se enfrentavam. Com essa semana sangrenta chegou ao fim a chamada Comuna de Paris, a primeira revolução proletária do mundo.

Apresentação Dilson Santa Fé

A criação e implantação de um governo socialista. Teve início com a revolução proletária na capital francesa, durando de 18 de março a 28 de maio de 1871.

 

 

 

Contexto histórico

 

 

 

A situação de Paris ficou muito complicada quando Napoleão III assinou o tratado de rendição na guerra da França contra a Prússia. A capital francesa ficou cercada pelo exército prussiano, levando grande desconforto, revolta e preocupação para os parisienses.

Com o clima político tenso, uma insurreição popular estourou em março de 1871, derrubando o governo republicano em Paris. Jacobinos e socialistas constituíram um novo governo para a cidade, chamado de Comuna de Paris.

Causas principais

– Dominação política e econômica da burguesia parisiense sobre a classe operária;

– Péssimas condições de trabalho dos operários;

– Derrota da França na Guerra Franco-Prussiana (1871);

– Os operários franceses não concordaram com a rendição da França para a Prússia;

– Tentativa do governo em jogar para cima dos trabalhadores as dívidas de guerra, que deveriam ser pagas com aumento de impostos.

Medidas tomadas pela Comuna de Paris

As medidas tomadas pelo Conselho da Comuna tinham como meta principal a melhoria das condições de vida e trabalho dos operários e trabalhadores de baixa renda. Entre as principais medidas, podemos citar:

– Controle de preços de gêneros alimentícios;

– Ampliação dos prazos para o pagamento dos aluguéis;

 

– Fixação de remuneração mínima dos salários dos trabalhadores;

 

– Medidas voltadas para a melhoria nas condições de habitação popular;

 

– Adoção de medidas de proteção contra o desemprego;

 

– Criação do Estado Laico, através da separação entre Estado e Igreja;

 

– Administração das fábricas da cidade feita pelos operários (autogestão);

 

– Administração do governo municipal de Paris feita pelos próprios funcionários públicos (autogestão);

 

– Estabelecimento de ensino gratuito para todos.

 

Como terminou

Os antigos governantes, representantes do governo republicano burguês que haviam sido retirados do poder de Paris, conseguiram organizar uma reação ao governo revolucionário socialista da Comuna de Paris. Com forte aparato militar e policial, a alta burguesia da cidade reagiu com força e violência, prendendo ou executando os líderes e demais integrantes da Comuna de Paris.

Em 28 de maio de 1871, os republicanos retomaram o poder na capital francesa, acabando com a primeira experiência de um governo revolucionário e socialista de composição operária.

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*