Festival de Ouro Preto e Mariana completa 50 anos

Festival de Ouro Preto e Mariana

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, que ocorre até 23 de julho, celebra seu cinquentenário neste ano. O evento é um dos mais tradicionais festivais culturais do Brasil.

Em comemoração terá um momento marcante no dia 22: sinos de 11 igrejas em Ouro Preto irão tocar simultaneamente seus badalos, formando melodia em celebração que remete ao Ofício de Sineiro e ao Toque dos Sinos – bens registrados em Minas Gerais como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Eventos

Em parceria com o Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), haverá também mesa redonda com o tema Educação e Patrimônio, para discutir o papel da escola na educação patrimonial e informar os estudante sobre a importância da participação social na defesa do Patrimônio Cultural.

Haverá também o seminário Patrimônio Imaterial – Efeitos e Desdobramentos do Reconhecimento, que reunirá profissionais da área para duas sessões com foco nos desafios da salvaguarda do patrimônio cultural, cuja política brasileira é referência mundial. As inscrições são limitadas para 150 vagas e as atividades serão realizadas no Salão São João Del Rei, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Ao final do seminário, serão lançadas publicações que discutem o tema: o Compêndio dos Editais do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial e as cartilhas Patrimônio Cultural Imaterial: Para Saber Mais, voltadas para a sociedade civil.

A programação do Festival de Inverno traz ainda a exposição Iphan em Minas Gerais – 80 Anos de História, que ficará aberta entre 19 e 22 de julho, das 9h às 18h, no Salão Sabará do Centro de Artes e Convenções da UFOP. A mostra trata do patrimônio cultural de Minas Gerais, que possui cerca de 40% dos bens tombados pela instituição em todo o País.

Fonte: Iphan

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*