
A música de concerto abrirá a partir de março uma porta de entrada para as crianças, jovens e adultos com a realização do projeto “Sala de Música: música de concerto ao alcance de todos”, na Sala Cecília Meireles. De março a novembro, serão oferecidos 16 concertos didáticos gratuitos para crianças, jovens alunos e professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, de Nilópolis, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Duque de Caxias, São Gonçalo e Niterói. Por enquanto, 338 alunos e 53 professores se inscreveram para participar da capacitação.
O projeto foi idealizado pelo seu diretor da Sala, o pianista Jean-Louis Steuerman e é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação e da Secretaria de Estado de Cultura, que também alcançará alunos de escolas de música e integrantes de projetos sociais. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo email salademusica2017@gmail.com. Serão 16 concertos didáticos com a participação de diversos músicos em diferentes formações de câmara, apresentando a obra de grandes compositores, como Bach, Mozart, Beethoven, Schubert, Schumann, Brahms, além de mestres da música moderna e contemporânea.
Um mês antes de cada concerto os professores das escolas inscritas no projeto participarão de um encontro de capacitação, que inclui atividades e a audição do repertório. A coordenação pedagógica é de Adriana Rodrigues, Francisco Didier é o responsável pela pesquisa e a apresentadora dos concertos será a atriz e cantora Madá Nery. Além da função pedagógica do projeto, explica Adriana Rodrigues, o objetivo é de abrir as portas da casa:
“Nosso desejo é que este aluno, este professor, possam no futuro estar no palco ou na plateia da Sala, como músico ou como ouvinte”, afirmou Adriana.
Faça um comentário