Natural do interior do Estado do Rio de Janeiro, seus pais eram meeiros em uma na fazenda Agulha, na cidade de Trajano de Moraes, onde a pequena Carmen começou a trabalhar como doméstica em casa de uma família de protestantes
Carmem Costa tinha por Curitiba um carinho especial. O Jornalista Aramis Millarch registraria assim uma das passagens de Carmem por Curitiba:
Cláudio Ribeiro, compositor e apresentador de “Cidade de Olhos Aberto” (Rádio Cidade, 24 às 4 horas da manhã) fez mais do que simplesmente prestigiar em seu programa na madrugada aos artistas Carmen Costa e
Claudionor Cruz. Sabendo que a (excelente) cantora e o bom compositor iriam passar o Natal sozinhos, no Rio de Janeiro, convidou-os para virem a Curitiba, onde permanecem até o dia 2 de janeiro. Carmen uma das mais belas vozes de nossa MPB, convalescendo de recente enfermidade, mostrou na noite de Natal, para alguns amigos de Cláudio, sua bela voz, enquanto Claudionor, compositor que tem algumas dezenas de belíssimos sambas, acabou aqui completando uma nova música, parceria com Cláudio e o arquiteto Homero Reboli.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Caderno ou Suplemento: Nenhum
Coluna ou Seção: Tablóide
Página:10
Data:28/12/1980
https://www.youtube.com/watch?v=YB3rtuuybS8
(Carmelita Madriaga)
5/1/1920, Trajano de Moraes, RJ – 25/4/2007, Rio de Janeiro, RJ
Foi lá que aprendeu hinos religiosos e demonstrou seu talento de cantora. Em 1935, foi para o Rio de Janeiro e, com apenas 15 anos, empregou-se como doméstica na casa do cantor Francisco Alves. Foi nessa época, com o apoio do patrão, que ela começou a frequentar programas de calouros do rádio. Começou sua carreira participando de coros em gravações de nomes famosos da MPB. Em 1937 conheceu o compositor Henricão (Henrique Filipe da Costa), que a batizou com o nome artístico de Carmen Costa e com quem iniciou sua carreira profissional, em 1938, apresentando-se em feiras de amostras como a do Arraial do Rancho Fundo, em Juiz de Fora, MG. Em 1939, apresentou-se com o amigo e namorado numa feira de amostras na Praça XV, no Rio de Janeiro, ao lado de grandes cantores da época (Carmen e Aurora Miranda, Alvarenga e Ranchinho, Irmãs Pagãs, entre outros). Com Henricão, formou dupla até 1942, chegando a gravar com ele alguns sucessos como: “Onde está o dinheiro?”, do próprio Henricão, “Dance mais um bocado”, dele e Príncipe Pretinho e “Samba, meu nego”, de Buci Moreira e Miguel Bastos. Gravou o primeiro disco solo em 1942, lançando pela Victor a valsa “Está chegando a hora”, versão feita por Henricão e Rubens Campos da música mexicana “Cielito lindo”, que se tornou um grande sucesso dos carnavais. Também neste disco e com igual repercussão, Carmen gravou o samba “Só vendo que beleza”, de Henricão e Rubens Campos. Logo a seguir, em 1943, gravou “Chamego”, de Luiz Gonzaga (Carmen foi uma das primeiras a gravar músicas do compositor). Em novembro de 1945, casou-se com o norte-americano Hans Van Koehler. Depois de viajar pelo exterior, fixou residência em Nova Jersey, por dois anos. Em 1947, quando morava nos EUA, fez show no Teatro Triboro, em Nova York. Viajou pela América do Sul, apresentando-se em Caracas (Venezuela) e Bogotá, (Colômbia). Voltando ao Brasil, gravou pela Copacabana o frevo “Sonhei que estava em Pernambuco”, de Clóvis Mamede. Em 1952, lançou com sucesso a marcha “Cachaça”, de Mirabeau, Héber Lobato e Lúcio de Castro, ainda hoje uma das músicas mais tocadas nos carnavais. A partir de 1954, mudou seu estilo de interpretação, que passou a ser mais coloquial e intimista. Para isso, passou a cantar em tons mais graves, obtendo grande sucesso nacional. Outros grandes sucessos dessa época, gravados na Copacabana, foram “Busto calado” (Rubens Silva), 1952; “Eu sou a outra” (Ricardo Galeno), de 1953; “Quase” (Mirabeau e Jorge Gonçalves), de 1954; “Tem nego bebo aí” (Mirabeu e Airton Amorim), de 1955; “Obsessão” (Mirabeau e Milton de Oliveira), de 1956; e “Jarro da saudade” (Mirabeau, Geraldo Blota e Daniel Barbosa), grande êxito carnavalesco de 1957. Nessa época vivia um romance com Mirabeau, pai de sua única filha Lú. Participou de filmes brasileiros como “Carnaval em Marte”, de Watson Macedo (1955); “Depois eu conto”, de José Carlos Burle (1956) e “Vou te contá”, de Alfredo Palácios (1958). De 1959 a 1963, realizou excursões por diversos países. Em 1961, permaneceu uma temporada no Brasil, a fim de gravar “Se eu morrer amanhã”, de José Garcia. Em 1962, participou com o violonista Bola Sete do lendário concerto de bossa nova no Carnegie Hall, em Nova York, ao lado de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Gilberto, Stan Getz, entre outros. Em 1964, depois de alguns meses no Brasil, retornou aos EUA ao lado de Sivuca, com quem realizou vários shows. No início dos anos 70, retornou definitivamente ao Brasil e passou a exibir-se em boates de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em 1973, lançou pela RCA Victor o LP “Trinta anos depois”, onde relançou antigos sucessos. Em 1974, participou do show “Se você jurar”, que contava a vida de Ismael Silva, no Teatro Paiol de Curitiba, a convite do então prefeito daquela cidade, Jaime Lerner. O espetáculo, que reuniu Carmen Costa, Ismael Silva e o violonista Codó, foi escrito e dirigido por Ricardo Cravo Albin. Foi gravado pela TV Excelsior de SP e partiu para temporada no Tuca de SP e Teatro Senac do Rio de Janeiro. O show marcou a volta de Carmen Costa à vida artística, interrompida por algum tempo e foi muito elogiado pela crítica. Ainda neste ano, lançou, juntamente com Paulo Marques, o LP “A música de Paulo Vanzolini”, pela etiqueta Marcus Pereira. Em 1975, realizou espetáculo no Outeiro da Glória, dirigido por Artur Laranjeira e Antônio Chrisóstomo, com arranjos do maestro e saxofonista Paulo Moura, intitulado “Benditos, hinos e ladainhas”, lançado posteriormente em LP, onde interpreta várias peças do folclore brasileiro. Realizou vários recitais do mesmo tipo em várias igrejas e teatros do Brasil. Em 1980, em programa da TV Educativa do Rio de Janeiro, intitulado “Tudo é música”, reencontrou Henricão, e os dois relembraram antigos sucessos. Em outubro daquele ano, resolveram reeditar a dupla e gravaram o LP “Henricão – Recomeço”, pelo Estúdio Eldorado. O disco não teve repercussão e Carmen seguiu sua carreira solo e Henricão faleceu no esquecimento em 1984. Em 1996 lançou o CD “Tantos Caminhos”, pela Som Livre. Gravou “A marcha do Cordão do Bola Preta”, de Nélson Barbosa e Vicente Paiva,”hino” do famoso cordão carnavalesco carioca. Em 2007 lança o Cd “Co Fé Eu Vou” contendo ladainhas, benditos e inclemências, encartado em um livro contendo a biografia romanceada de Carmen Costa. A pesquisa de repertório do mesmo é da própria intérprete. Em 2003 tornou-se a primeira pessoa a ser tombada como patrimônio histórico e artístico no Brasil. Faleceu vítima de parada cardíaca e insuficiência renal, em 25 de abril de 2007.
DISCOGRAFIA
AGO/1939 – 78 RPM (Odeon)
- Onde Está O Dinheiro (Henricão) – com Henricão
- Não Dou Motivo (Max Bulhões / Felisberto Martins) – com Henricão
SET/1939 – 78 RPM (Odeon)
- Margarida (Antenógenes Silva) – Carmen Costa e Henricão
- Aguenta O Galho Chiquinho (Antenógenes Silva) – Antenógenes Silva
AGO/1940 – 78 RPM (Columbia)
- Dance Mais Um Bocado (Henricão / Príncipe Pretinho) – com Henricão
- Não Quero Conselho (Príncipe Pretinho / Constantino Silva) – com Henricão
JUL/1941 – 78 RPM (Columbia)
- Samba Meu Nego (Miguel Bauso / Bucy Moreira) – com Henricão
- Não Posso Viver Sem Você (Henricão / Rubens Campos) – com Henricão
ABR/1942 – 78 RPM (Victor)
- Está Chegando A Hora (Rubens Campos / Adpt. Henricão)
- Só Vendo Que Beleza (Henricão / Rubens Campos)
JUL/1942 – 78 RPM (Victor)
- Depois que ela partiu (Henricão / Rubens Campos) – com Henricão
- Famosa morena (Henricão / Rubens Campos)
OUT/1942 – 78 RPM (Victor)
- Carmilito (Juan de Dios Filiberto / Henricão)
- Festa Na Roça (Carlos de Souza / Antônio Morais / Bucy Moreira)
JAN/1943 – 78 RPM (Victor)
- Caramba (Henricão / Príncipe Pretinho)
- A festa é boa (Henricão / Rubens Campos) – com Henricão
ABR/1943 – 78 RPM (Victor)
- A Coisa Melhorou (Heitor dos Prazeres)
- Já É De Madrugada (Rubens Campos / Henricão)
JUL/1943 – 78 RPM (Victor)
- Dever De Um Brasileiro (Henricão / Rubens Campos) – Henricão
- Estrela Dalva (Augusto Alexandre / João Bené) – Carmen Costa
SET/1943 – 78 RPM (Victor)
- Quero Ver-te Uma Vez Mais (José Maria Contursi / Mário Canaro / Vrs. Carmen Costa)
- Velho Realejo (Sady Cabral / Custódio Mesquita)
JAN/1944 – 78 RPM (Victor)
- Chorei De Dor (Rubens Campos / Carr / Kennedy / Adpt. Henricão)
- Não Me Abandone (J. Alcides / Henricão / Rubens Campos)
FEV/1944 – 78 RPM (Victor)
- Madalena (Vasco Gomes / Raul Marques)
- Não Há (Heitor dos Prazeres)
ABR/1944 – 78 RPM (Victor)
- Chamego (Miguel Lima / Luis Gonzaga)
- Casinha Da Marambaia (Rubens Campos / Henricão)
AGO/1944 – 78 RPM (Victor)
- Garota Esportiva (Basileu Lourenço / João Peres)
- A Mulher Do Lino (Luis Gonzaga / Miguel Lima)
NOV/1944 – 78 RPM (Victor)
- Outro Céu (Conde / Nilton Goulart)
- Manduca (Geraldo Queiroz / Badu)
ABR/1945 – 78 RPM (Victor)
- Sarapaté (Anselmo Domingos / Luis Gonzaga)
- Ciúme (Raul Marques / Henricão)
AGO/1945 – 78 RPM (Victor)
- E Não Tarda A Amanhecer (Ari Monteiro / José Gonçalves)
- Bilu Bilu (Luis Gonzaga / Miguel Lima)
SET/1945 – 78 RPM (Victor)
- No Lesco Lesco (Haníbal Cruz)
- Não Posso Te Aceitar (José Gonçalves / Germano Augusto)
MAI/1946 – 78 RPM (Victor)
- Siga Seu Destino (Henricão / Rubens Campos)
- Meu Barraco (Duque / Dilú Mello)
JUL/1946 – 78 RPM (Victor)
- Bahia Terra Santa (Rubens Campos / Henricão)
- Vida De Artista (Dilú Mello / Ademar Pimenta)
DEZ/1949 – 78 RPM (Star)
- Sonhei Que Estava Em Pernambuco (Clóvis Mamede) – Carmen Costa
- Diga Baixinho (Zumba) – Silvio César
DEZ/1949 – 78 RPM (Star)
- Dona Juliana (Marcelino Ramos / Wilson Santos “índio”)
- Chiquinha (José Amâncio)
DEZ/1951 – 78 RPM (Star)
- Se É Pecado Eu Não Sei (Henrique de Almeida / Umberto Carvalho) – Carmen Costa
- Setim Pras Baianas (César Brasil / Elpídio Viana) – Dulcinéia
JUN/1952 – 78 RPM (Star)
- Busto Calado (Cipó / Rubens Silva)
- Coco Duro (César Brasil / Raul Marques)
AGO/1952 – 78 RPM (Star)
- Tô Esperando (Oldemar Magalhães / Conde)
- Quando Chega A Noite (Pedro de Almeida)
NOV/1952 – 78 RPM (Star)
- Não Me Deixe (Mirabeau / Manoel Vaz / Arlindo Pinto)
- Vai Levando (Ataulfo Alves / José Batista)
JAN/1953 – 78 RPM (Copacabana)
- Cachaça (Mirabeau / Lúcio de Castro / Heber Lobato / Marinósio Filho) – Carmen Costa e Colé
- O Bode Tá Solto (José Saccomani / Ruy Rey) – Colé
ABR/1953 – 78 RPM (Copacabana)
- Defesa (Vital de Oliveira / Mirabeau / Jorge Gonçalves)
- Resposta (Mirabeau Pinheiro)
JUN/1953 – 78 RPM (Copacabana)
- Maria Pé De Boi (Jorge Gonçalves / Mirabeau Pinheiro) – com Colé
- Batendo O Pé (Mirabeau Pinheiro / Silvio Viana) – com Colé
SET/1953 – 78 RPM (Copacabana)
- Eu Sou A Outra (Ricardo Galeno)
- Não Pode Mexer (Ferreira Lima / Mirabeau Pinheiro)
JAN/1954 – 78 RPM (Copacabana)
- Tranca Rua (Adelino Moreira / Jorge Gonçalves / Mirabeau)
- Mais Tempero (Miguel Lima / Gildásio Ferreira / Abadio Luz)
JAN/1954 – 78 RPM (Copacabana)
- Tio Biruta (Aldacir Louro / A. Mendonça / N. Silva) – com Colé
- Mexerica (Mirabeau / Colé) – com Colé
1954 – 78 RPM (Copacabana)
- Não É Só Vestir Saia (Ricardo Galeno)
- Manchetes De Jornal (Jorge Gonçalves / Mirabeau Pinheiro)
1954 – 78 RPM (Copacabana)
- Busto Calado (Rubens Silva / Cipó)
- Coco Duro (Raul Marques / César Brasil)
1954 – 78 RPM (Copacabana)
- Canção Da Alma (cancion Del Alma) (Rafael Hernandez / Vrs. Ferreira Gomes)
- Quase (Jorge Gonçalves / Mirabeau Pinheiro)
JAN/1955 – 78 RPM (Copacabana)
- Sacode A Lapela (A Poeira Cai) (Mirabeau Pinheiro / Jorge Gonçalves)
- Operário (Mirabeau Pinheiro / Vieira Jr.)
JAN/1955 – 78 RPM (Copacabana)
- Tem Nego Bebo Aí (Airton Amorim / Mirabeau Pinheiro)
- Até De Manhã (Roberto Barroso / Rutinaldo Silva)
ABR/1955 – 78 RPM (Copacabana)
- Gente Cega (Dirceu Miranda / Cid Ney)
- Reencontro (Cícero Nunes / Izaulino Silva)
JUL/1955 – 78 RPM (Copacabana)
- Presidiário (Mirabeau Pinheiro / Airton Amorim) – com Mirabeau
- Se Você Me Quer Bem (Jorge Gonçalves / Mirabeau Pinheiro) – com Mirabeau
SET/1955 – 78 RPM (Copacabana)
- Sei De Tudo (Cláudio Luis)
- Obsessão (Milton de Oliveira / Mirabeau Pinheiro)
DEZ/1955 – 78 RPM (Copacabana)
- Começo De Vida (Capiba)
- A Morena Sou Eu (Mirabeau / Milton de Oliveira)
FEV/1956 – 78 RPM (Copacabana)
- Drama Da Favela (Mirabeau Pinheiro / Milton de Oliveira)
- Acacamauê (César Cruz / Miguel Lima)
FEV/1956 – 78 RPM (Copacabana)
- Na Paz De Deus (Milton de Oliveira / Mirabeau Pinheiro)
- Deixa O Cabrito Berrar (Mirabeau / Airton Amorim / Milton de Oliveira)
1956 – 78 RPM (Copacabana)
- Obsessão (Milton de Oliveira / Mirabeau Pinheiro) – Carmen Costa e Jorge Veiga
- Fora da Jogada (Haroldo Lobo / Jorge Veiga) – Jorge Veiga
1956 – 78 RPM (Copacabana)
- Amor Barato (Carmen Costa / Mirabeau Pinheiro)
- Se Eu Fosse Contar (Irany de Oliveira / Araguari)
1956 – 78 RPM (Copacabana)
- Don Charles (Jorge Gonçalves / Mirabeau Pinheiro)
- Só Você (Geraldo Blota / Mirabeau Pinheiro)
1957 – 78 RPM (Copacabana)
- Jarro Da Saudade (Geraldo Blota / Daniel Barbosa / Mirabeau Pinheiro) – com Mirabeau
- Está Bem (Conde / Alcebíades Nogueira)
JAN/1957 – 78 RPM (Copacabana)
- Gato Escaldado (Carmen Costa / Geraldo Blota / Mirabeau Pinheiro)
- Nem Só De Pão (Carmen Costa / Paulo Gracindo / Mirabeau Pinheiro)
JAN/1957 – 78 RPM (Copacabana)
- Jarro Da Saudade (Daniel Barbosa / Mirabeau Pinheiro / Geraldo Blota) – com Mirabeau
- Canoa Furada (Jorge Gonçalves / Mirabeau Pinheiro / Sebastião Gomes)
1957 – 78 RPM (Copacabana)
- Facundó (E. Grenet / Teofilo Rodilio)
- Drama De Amor (Carmen Costa / Mirabeau Pinheiro)
1957 – 78 RPM (Copacabana)
- Cai Sereno (Waldir Rocha / Paulo Gracindo / Mirabeau Pinheiro) – com Mirabeau
- Palácio Provisório (Carmen Costa / Mirabeau Pinheiro / Serafim Adriano)
1957 – Carmen Costa nº 2 (Copacabana)
- Senhoras e Senhores (Zé Violão / Genival Macedo)
- Bairro Pobre (Carlos Monteiro de Souza / Alberto Paz)
- Devo a Você (Mirabeau / Jorge Gonçalves)
- Só Falo de Amor (Waldir Rocha / Mirabeau / Don Madrid)
- Almas Irmãs (Mirabeau / Jorge Gonçalves / Waldir Rocha)
- Não Uses Borracha (Paulo Menezes)
- Vaidade (Roberto Faissal)
- Estrada Linda (Mirabeau / Waldir Rocha / Don Madrid)
JAN/1958 – 78 RPM (Copacabana)
- Indecisão (Paquito / Romeu Gentil)
- Como Eu Chorei (Colatino / Mirabeau Pinheiro / Nelinho)
AGO/1958 – 78 RPM (RCA Victor)
- Lágrimas De Sangue (Carmen Costa / Pedro de Almeida / Mirabeau)
- Augusto Calheiros (Carmen Costa / Mirabeau Pinheiro)
MAR/1959 – 78 RPM (RCA Victor)
- Aquela Noite (Aníbal da Silva / João de Oliveira)
- Está Chegando A Hora (Rubens Campos / Adpt. Henricão)
JUL/1961 – 78 RPM (RCA Victor)
- Se Eu Morrer Amanhã (Jorge Martins / Garcia Júnior)
- Cretcheu (Amor) (Caca / Guigui)
DEZ/1961 – 78 RPM (RCA Victor)
- Marcha Do Cordão Da Bola Preta (segura A Chupeta) (Nelson Barbosa / Vicente Paiva)
- Se Eu Morrer Amanhã (Garcia Júnior / Jorge Martins)
1963 – 78 RPM (Copacabana)
- Eu Sou A Outra (Ricardo Galeno)
- Quase (Jorge Gonçalves / Mirabeau)
1963 – 78 RPM (RCA Victor)
- O Samba No Brasil (Rubens Campos / Geraldo Gomes)
- Tem Bobo Pra Tudo (João Correia da Silva / Manoel Brigadeiro)
1963 – 78 RPM (Copacabana)
- Ensinando A Bossa Nova (Cynthia Weil / Barry Mann / Vrs. Almeida Rego)
- Melancolia (Denis Brean)
1964 – 78 RPM (Copacabana)
- Não Fique Triste (Sebastião Mota / Edu Rocha)
- Mal Que Faz Bem (Milton Legey / Carmen Lúcia)
1964 – Embaixatriz do Samba (Copacabana)
- Ensinando a Bossa Nova (C. Weil / B. Mann / Vrs. Almeida Rego)
- Fumaça nos Olhos (Smoke Get In Your Eyes) (O. Harbach / J. Kern / Vrs. Nazareno de Brito)
- Esperança (José Paulo / Don Madrid)
- Madrugada Zero Hora (Dora Lopes / Genival Melo)
- Escola Diferente (José Paulo)
- Melancolia (Denis Brean)
- Teu Castigo (Cry Me a River) (A. Hamilton / Vrs. Almeida Rego)
- Esquece (Julio Louzada / Jorge Gonçalves)
- Incompatibilidade (Carmen Lúcia)
- Em Outras Palavras (Fly Me To The Moon) (B. Howard / Vrs. Don Madrid)
1966 – Carmen Costa En Mexico (Polydor)
- La Noche De Mi Amor (Dolores Duran / E. Manriquez)
- Berimbau (Vinícius de Moraes / Baden Powell)
- La Mentira (Alvaro Carrillo)
- Cuernavaca En Primavera (Gilberto Urquiza)
- Quien Es (Quem É) (Sílvio Lima / Maurílio Lopez)
- Samba Em Prelúdio (Vinícius de Moraes / Baden Powell)
- El Dia (Luis Demetrio)
- Cadencia De Samba (Na Cadência do Samba) (Ataulfo Alves)
- Yo Se Que Te He De Amar (Eu Sei Que Vou Te Amar) (Tom Jobim / Vinícius de Moraes)
- Água De Beber (Tom Jobim / Vinícius de Moraes)
- Basta De Nostalgias (Chega de Saudade) (Tom Jobim / Vinícius de Moraes / Mendoza)
- Oh Dios (O Deus) (Valdir Rocha / Elena Manriquez)
1971 – Ziriguidum no Sambão (RCA Camden)
- Marcha do Cordão do Bola Preta (Segura a Chupeta) (Nelson Barbosa / Vicente Paiva)
- O Samba do Brasil (Rubens Campos / Geraldo Gomes)
- Tem Bobo Pra Tudo (João Correia da Silva / Manoel Brigadeiro)
- Se Eu Morrer Amanhã (Garcia Júnior / Jorge Martins)
- Cretchéu (Amor) (Cacá / Guigui)
- Lágrimas de Sangue (Mirabeau / Pedro de Almeida / Don Madrid)
- Está Chegando a Hora (Adpt. Henricão / Adpt. Rubens Campos)
- Aquela Noite (João de Oliveira / Aníbal da Silva)
- Carmilito (Juan de Dios Filiberto / Vrs. Henricão)
- Baixa Limoeiro (Waldir Rocha / Don Madrid)
- Augusto Calheiros (Mirabeau / Don Madrid)
- A Mulher do Lino (Luis Gonzaga / Miguel Lima)
1971 – COMPACTO (RCA Victor)
- Se Eu Morrer Amanhã (Garcia Júnior / Jorge Martins)
- Cretchéu (Amor) (Cacá / Guigui)
- Carmilito (Juan de Dios Filiberto / Vrs. Henricão)
- Baixa Limoeiro (Waldir Rocha / Don Madrid)
1971 – COMPACTO (RCA Victor)
- Aquela Noite
- Lágrimas de Sangue
- Está Chegando a Hora
- Augusto Calheiros
1971 – COMPACTO (Continental)
- Tenho Queixa (Aldacir Louro / Don Madrid)
- Fado da Comunidade (Ayres da Motta)
1971 – COMPACTO (Continental)
- Tu És a Natureza (Jayme Bochner)
- Índio Quer Mulher (Jayme Bochner / Morpheu)
1973 – Trinta Anos Depois (RCA Victor)
- Quase (Mirabeau / Jorge Gonçalves)
- Mesa de Bar (Paulo André Barata)
- Gente Humilde (Chico Buarque / Garoto / Vinicius de Moraes)
- Só Vendo Que Beleza (Henricão / Rubens Campos)
- Nem Réu Nem Juiz (Carvalho / Eduardo Gudin)
- A Flor e o Espinho (Nelson Cavaquinho / Alcides Caminha / Guilherme de Brito)
- Eu Sou a Outra (Ricardo Galeno)
- Desolação (Hermínio Bello de Carvalho / Paulinho Tapajós)
- Amor Pra Que Nasceu (Martinho da Vila)
- Obsessão (Mirabeau / Milton de Oliveira)
- Bateu Doeu (Paulo André Barata)
- Depois de Tanto Amor (Paulinho da Viola)
1974 – A Música de Paulo Vanzolini (Marcus Pereira) – com Paulo Marques
- Mulher Que Não Dá Samba (Paulo Vanzolini) Paulo Marques e Carmen Costa
- Falta de Mim (Paulo Vanzolini) Carmen Costa
- Inveja (Paulo Vanzolini) Carmen Costa
- Ronda (Paulo Vanzolini) Carmen Costa
- Samba Abstrato (Paulo Vanzolini) Carmen Costa
- Sorrisos (Paulo Vanzolini) Carmen Costa
- Teima Quem Quer (Paulo Vanzolini) Carmen Costa e Paulo Marques
- Maria Que Ninguém Queria (Paulo Vanzolini) Paulo Marques
- Menina o Que Foi o Baque (Paulo Vanzolini) Paulo Marques
- Cara Limpa (Paulo Vanzolini) Paulo Marques
- Mulher Toma Juízo (Paulo Vanzolini) Paulo Marques
- Choro das Mulatas (Paulo Vanzolini) Paulo Marques
1976 – COMPACTO (Epic/CBS)
- Fogo de Palha (João Roberto Kelly)
- Criando Cobra (Carmen Costa)
1980 – Carmen Costa (Continental)
- Dama do Cabaret (Noel Rosa)
- Janete (Faffy / Sarah Benchimol)
- Garoto de Aluguel (Zé Ramalho)
- Eu É Que Não Presto (Lupicínio Rodrigues / Felisberto Martins)
- Marília de Dirceu (Tavinho Bonfá / Aldir Blanc)
- Valsa do Bordel (Toquinho / Vinicius de Moraes)
- Boneca de Pano (Assis Valente)
- Vício (Linda Rodrigues / José Braga)
- Morena (Dalto)
- O Mundo É Um Moinho (Cartola)
- Garota do Dancing (Alberto Ribeiro / Jorge Faraj)
- Sob Medida (Chico Buarque)
1981 – COMPCATO (Continental)
- Banda de Ipanema (Paulo Vizinho / Don Madrid)
- Cálice (Gilberto Gil / Chico Buarque)
1981 – COMPACTO (Continental)
- Samba do Flamengo (Memeco / Vitinho)
- Agora (Hearts) (J. Barish / Vrs. Francisco de Assis)
1981 – Agnaldo Timóteo & Carmen Costa Na Galeria do Amor (EMI-Odeon) – com Agnaldo Timóteo
- Olhos nos Olhos (Chico Buarque)
Quase (Mirabeau / Jorge Gonçalves)
Meu Sonho É Você (Altamiro Carrilho / Átila Nunes)
Obsessão (Mirabeau / Milton de Oliveira)
- Doce Mistério da Vida (Ah Sweet Mystery Of Love) (V. Herbert / R. J. Young / E. Reunauld / J. Camacho / Vrs. Alberto Ribeiro)
As Rosas Não Falam (Cartola)
Amor Proibido (Dora Lopes / Clayton)
Ninguém É de Ninguém (Umberto Silva / Toso Gomes / Luis Mergulhão)
Amor Proibido (Dora Lopes / Clayton)
Neste Mesmo Lugar (Armando Cavalcanti / Klécius Caldas)
- Sob Medida (Chico Buarque)
Preciso Aprender a Só Ser (Gilberto Gil)
Eu Sou a Outra (Ricardo Galeno)
- Carmelito (Caminito) (Juan de Dios Filiberto / Gabino Coria Peñaloza / Vrs. Henricão / Vrs. Rubens Campos)
Está Chegando a Hora (Rubens Campos / Henricão)
- Sangrando (Gonzaguinha)
Ela Disse-me Assim (Vá Embora) (Lupicínio Rodrigues)
Que Será (Marino Pinto / Mário Rossi)
- Baralho da Vida (Ulysses de Oliveira)
Orgulho (Nelson Wederkind / Waldir Rocha)
Defesa (Mirabeau / Jorge Gonçalves / Vital de Oliveira)
- Deusa da Minha Rua (Jorge Faraj / Newton Teixeira)
Lábios Que Beijei (J. Cascata / Leonel Azevedo)
- Coração Santo (Autor Desconhecido)
Queremos Deus (Autor Desconhecido)
Estão Voltando as Flores (Paulo Soledade)
1983 – Benditos, Hinos e Ladainhas (Alvorada/Chantecler) – com Paulo Moura, Paulo Bazílio e Laércio
- Abertura: Bendito São Sebastião (Tradicional) Carmen Costa
- Coração Santo (Tradicional) Paulo Moura e Laércio
- Barca Nova (Tradicional) Paulo Bazílio
- Bendito Seja Louvado (Tradicional) Carmen Costa
- Bendito das 5 Chagas (Tradicional) Carmen Costa
- Pai Nosso – Ave-maria (Tradicional) Carmen Costa
- Com Minha Mãe Estarei (Tradicional) Carmen Costa
- Queremos Deus (Tradicional)
O Meu Coração É Só de Jesus (Tradicional) Carmen Costa
- Obrigado ”Seu” Barroso (Tradicional)
Bendito São João Batista (Tradicional) Carmen Costa
- Primeira Incelença (Tradicional)
Ofício da Imaculada Conceição (Tradicional) Paulo Bazílio
- Segunda Incelença (Tradicional)
Ofício da Imaculada Conceição (Tradicional) Paulo Bazílio
- Terceira Incelença (Tradicional)
Ofício da Imaculada Conceição (Tradicional)
Quarta Incelença (Tradicional) Paulo Bazílio
- Oh Maria Concebida Sem Pecado (Lamartine Babo) Carmen Costa
- Encerramento
1985 – COMPACTO (Distak)
- Tantos Caminhos (Almir Araújo / Marcos Lessa)
- Roupa Suja (Aldacir Louro / Carmen Costa)
1986 – COMPACTO (Beverly)
- Aquele Olé (Aldacir Louro / Carmen Costa / Menezes)
- Tá Lá (Aldacir Louro / Carmen Costa)
1996 – Tantos Caminhos (Som Livre)
- Pressentimento (Élton Medeiros / Hermínio Bello de Carvalho)
- Quase (Mirabeau / Jorge Gonçalves)
- Só Vendo Que Beleza (Henricão / Rubens Campos)
- Tantos Caminhos (Almir Araújo / Carmen Costa / Marquinhos Lessa)
- Jarro da Saudade (Daniel Barbosa / Mirabeau / Geraldo Blota)
- Xamego (Luis Gonzaga / Miguel Lima)
- Defesa (Mirabeau / Jorge Gonçalves / Vital de Oliveira)
- Esse Cara (Caetano Veloso)
- Obsessão (Mirabeau / Milton de Oliveira)
- Eu Sou a Outra (Ricardo Galeno)
- Ronda (Paulo Vanzolini)
- Tombamento (Beto Pernada / Hélcio Colored / Raul Júnior / Carmen Costa)
- Carnaval Carmen Costa:
A Marcha do Cordão da Bola Preta (Nelson Barbosa / Vicente Paiva)
Tem Nego Bebo Aí (Mirabeau / Airton Amorim)
Cachaça (Mirabeau / Lúcio de Castro / Heber Lobato / Marinósio Filho)
1997 – Com Fé Eu Vou (MultiMais Editorial)
- Meu Coração É Só De Jesus (Tradicional)
- Silêncio (Tradicional)
- Maria Concebida (Tradicional)
- Rosa Divina (Tradicional)
- Coração Santo (Tradicional)
- Queremos Deus (Tradicional)
- Ave Maria (Erothides de Campos)
- Bendito Louvado Seja (Tradicional)
- Treze De Maio (Tradicional)
- Com Minha Mãe Estarei (Tradicional)
- Cinco Chagas (Tradicional)
- Senhora Aparecida (Tradicional)
- Boas Festas (Assis Valente) – com Gilberto Costa
Faça um comentário