Seis ex-barrageiros, que atuaram na construção de Itaipu, poderão voltar à usina como monitores de visitas turísticas. Começou terça-feira (5) as inscrições para concorrer a uma das vagas. O evento acontece no Auditório do Jardim Universitário da Unila (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1.000, antiga Uniamérica). A participação é gratuita.
No evento, serão apresentados detalhes sobre as etapas de seleção, a política de benefícios e outras informações para quem estiver interessado no cargo. Um dos pré-requisitos é que o candidato tenha trabalhado diretamente na construção da obra por pelo menos um ano.
A jornada diária é de cinco horas e o trabalho será em escala de revezamento. O salário mensal é de R$ 1.505. A contratação será por meio do Complexo Turístico Itaipu, ligado à Fundação Parque Tecnológico Itaipu.
Atualmente, dois ex-barrageiros fazem parte do quadro de guias turísticos do CTI. Com as contratações, o grupo será ampliado para oito pessoas. Um dos monitores atuantes é Luciano Luiz da Luz, que trabalha no CTI desde 2011. No dia a dia, ele relata com orgulho aos turistas histórias de sua experiência de 10 anos como barrageiro.
“Estar neste projeto hoje é a melhor coisa que poderia ter acontecido na minha vida. Continuo em Foz por causa da Itaipu e tenho muito orgulho disso”, afirmou. Para Da Luz, o trabalho atual é também um momento de descontração. “Sempre lembramos de alguma situação que aconteceu naquele lugar por onde estamos passando com os grupos. Os turistas costumam relatar que gostam desta aproximação, que é um resgate da memória da Itaipu”.
Faça um comentário