O caiçara tradicional sempre utilizou em sua alimentação todos os recursos que estão a sua disposição na natureza ao seu redor. Fruto da capacidade de adaptação humana, da necessidade de sobrevivência e a observação apurada da natureza.
Em um relacionamento constante e cumulativo com a natureza os caiçaras desenvolveram um acervo de técnicas, hábitos e costumes que permitiu, ao longo dos séculos, entender os segredos, ritmos e detalhes do espaço exuberante entre mata atlântica e o mar onde habitam.
Um dos bons exemplos desta capacidade do caiçara em se adaptar, observar a natureza e usar seus recursos é o fato dele ter acrescentado a sua dieta a deliciosa moqueca de siri.
* Use azeite de oliva ou de dendê.
Ingredientes
Serve: 8
3 colheres (sopa) de azeite de oilva
1 cebola grande picada ou 2 cebolas pequenas
3 dentes de alho amassados
800 g de carne de siri limpa
Suco de 1 limão
5 tomates sem sementes picados
1 pimentão verde pequeno sem sementes e picado
3 colheres (sopa) de cebolinha picada
3 colheres (sopa) de coentro picado
1 colher (chá) de sal
1 vidro (200 ml) de leite de coco
Molho de pimenta a gosto (opcional)
1 colher (sopa) de coentro para polvilhar (opcional)
Modo de preparo
Preparo:5mins › Cozimento: 25mins › Pronto em:30mins
Ponha o azeite numa panela grande. Leve ao fogo médio. Refogue a cebola e o aho no azeite quente. Acrescente a carne de siri e o suco de limão. Mexa por aproximadamente 2 minutos.
Junte o tomate, o pimentão, a cebolinha, o coentro, o sal e o leite de coco. Misture tudo. Abaixe o fogo, tampe a panela.
Deixe o siri cozinhar por mais 10 minutos, mexa de vez em quando. Acrescente o molho de pimenta, se estiver usando. Acerte o sal, polvilhe com coentro e sirva.
Faça um comentário