Presente em 17 estados e considerada Patrimônio Nacional da Humanidade, a Mata Atlântica abriga alguns dos principais destinos turísticos brasileiros em 115 unidades de conservação. São florestas, restingas e manguezais, em 1,3 milhão de quilômetros quadrados de rica biodiversidade de fauna e flora. É neste território que está, por exemplo, o Parque Nacional da Tijuca, que no ano passado recebeu 3,1 milhões de visitantes, um recorde histórico.
A fim de alertar para a necessidade de preservação deste ecossistema, o país celebra nesta quarta-feira (27) o Dia Nacional da Mata Atlântica. É neste bioma que são gerados cerca de 70% do Produto Interno Bruto brasileiro e onde vivem aproximadamente 120 milhões de brasileiros. O bioma também abriga cerca de 20 mil espécies vegetais, 261 espécies de mamíferos, 200 de répteis, 370 de anfíbios, 350 de peixes e 849 de aves.
Entre os roteiros turísticos de destaque está o Mata Atlântica de Minas, um projeto apoiado pelo programa Talentos do Brasil Rural, do Ministério do Turismo. O circuito inclui os municípios de São Domingos do Prata, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Açucena, Belo Oriente, Marliéria, Santana do Paraíso e Timóteo.
Como parte deste roteiro está a visita ao Parque Estadual do Rio Doce, local com uma rica vegetação e mais de quarenta lagoas naturais. Lá é possível observar animais como o jacaré de papo-amarelo, a onça pintada e o macaco mono-carvoeiro, o maior primata das américas.
Leia mais:
Unidades de conservação receberam 7,3 milhões de turistas
Caminhos rurais na Mata Atlântica de Minas
Faça um comentário