A Fundação Catarinense de Cultura está oferecendoa 48 vagas gratuitas em oito cursos para o Projeto Experiência em Integração
Artística, de 5 a 9 de agosto, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A proposta é dirigida a artistas plásticos e arte-educadores procedentes de diversas regiões de Santa Catarina, além de público interessado e com vivência na área artística.
A ideia da FCC é formar grupos que se alternem entre oito <br>oficinas-experiência durante uma semana, em período integral. As oficinas são de <br>dança/teatro, desenho, gravura, interpretação crítica, música, papel reciclado, <br>pintura e serigrafia. As inscrições podem ser feitas até dia 29 de julho pelo <br>email inscricoesoficinas@fcc.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 3953-2314 .
Oficinas oferecidas:
Dança/teatro –
“Perceber a si e aos outros: a dança das relações”. Exercícios de sensibilização do aparato sensório-motor por meio de técnicas de educação
somática. Laboratórios de improvisação individual e grupal mediante regras estabelecidas a priori e/ou regras geradas no momento da execução da configuração artística de modo que se criem partituras corporais, num segundo momento da oficina. Professora Elke Siedler.
Desenho –
“Poéticas da linha enquanto linguagem”. Apresentar, através de exercícios, textos, imagens e vídeos, o desenho como uma linguagem, e não uma técnica. O pensamento do desenho como linguagem e fortemente relacionado à ideia do desenho enquanto ferramenta para descrever e discutir conceitos. Pretende ser um espaço de experimentação e multiplicação de possibilidades. Professor Meg Tomio Roussenq.
Gravura –
A técnica da gravura. Conhecimento e uso dos equipamentos e instrumentos. Aspectos históricos, técnicos e plásticos.
Abordagem de técnicas de gravação e tiragem de cópias. Representações gráficasem gravura. Usode material específico no preparo da gravura. Gravura em preto e branco eem cores. Usode várias gravuras. Professor Carlos Roberto Nascimento.
Interpretação Crítica –
“Verbalizando o feito”. Propõe uma reflexão sobre os trabalhos desenvolvidos nas demais oficinas, considerando as decisões tomadas por cada participante, envolvendo o material empregado, a elaboração em termos de linguagem e, finalmente, a interpretação verbal. Professor Jayro Schmidt.
Música –
“Do som do corpo ao corpo do som”. Propõe a descoberta dos sons e ritmos corporais individuais e em grupo, percussão corporal e re-percussão corporal. Criação de padrões rítmicos e melódicos em conjunto estabelecidos na troca com o outro produzindo reconhecimento e identidade. Instrumentos de percussão serão utilizados com uma extensão corporal ampliando a potência de ser. Professor Erik de Almeida.
Papel Reciclado –
Despertar o potencial criativo que existe em cada individuo através da criação do papel, da linguagem visual e da percepção, introduzindo assim uma nova concepção de olhar o mundo. Professor Patrícia Amante.
Pintura –
“Vibrações”. Pintura em aquarela. O Mundo das Cores, suas essências, sua significância, seu significado e espectro. Conhecer e praticar com as variadas possibilidades de aplicação deste Saber Ancestral. Professora Annette Keis.
Serigrafia –
“Serigrafia Artística”. Estimular a criatividade quando em contato com a técnica serigráfica e desenvolver o aspecto experimentador, através do processo de impressão, com o uso das diversas qualidades de tintas, diferentes matrizes e substratos (suportes). Professor José Antônio Fagundes.
Faça um comentário