João Ubaldo Ribeiro assume cadeira na Academia de Letras da Bahia

O escritor baiano João Ubaldo Ribeiro foi empossado na Academia de Letras da Bahia, nesta quinta-feira (22), no Palacete Góes Calmon, em Salvador. O escritor ocupa agora a cadeira de número nove, que pertencia ao acadêmico Cláudio Veiga.

Autor de “Viva o Povo Brasileiro”, “A Casa dos Budas Ditosos”, “Sargento Getúlio” e “O Sorriso do Lagarto”, João Ubaldo já integra a Academia Brasileira de Letras desde 1994. É ganhador do Prêmio Camões de 2008, considerada a maior premiação para autores de língua portuguesa.

O escritor ainda não fazia parte da instituição baiana devido a um antigo regimento da casa, agora alterado, que não permitia que autores que residissem foram de Salvador (ele se divide entre a Ilha de Itaparica-BA e o Rio de Janeiro) pudessem ser imortais.

João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro nasceu em 23 de janeiro de 1941, na Ilha de Itaparica, na Bahia. Também é jornalista, roteiristae professor brasileiro, formado em Direito.

Ubaldo Ribeiro teve algumas obras adaptadas para a televisão e para o cinema, além de ter sido distinguido em outros países, como a Alemanha. O livro “Viva o Povo Brasileiro”, foi escolhido como samba-enredo da escola Império da Tijuca, do Rio de Janeiro, em 1987.

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*