Essa é uma Iniciativa da AEUSP – Associação dos Educadores da USP, O Autor na Praça, Movimento TroKaoslixo, Brechó do Beco, Casa de Cultura Paraty Mirim, Biblioteca Alceu Amoroso Lima, Ateliê Pingos do Querosene, Parque da Previdência e muitos amigos do Saci… Caipora, Curupira etc…
No próximo domingo, dia 11 de dezembro, acontecerá no Parque da Previdência em São Paulo, região do Butantã, a partir das 12hs até às 17h, a 3ª Festa do Saci e seus amigos. Além de promover os verdadeiros mitos de nossa cultura popular, também vamos lembrar Zumbi dos Palmares, pelo mês da Consciência Negra.
Nesta festa serão entregues os prêmios Saci para diversas personalidades que promovem de fato a cultura popular brasileira. Dentre eles a SOSACI, o guardião da história do Samba de São Paulo Carlão do Boné da Banda Redonda, também o Mestre Ananias, pioneiro na capoeira urbana de São Paulo. Artistas: D’Ollynda (pintura), Cacá (dançarino), Geraldo Magela (teatro e contação de história) e Thiago Vaz (artista plástico e muralista, criador do É o Saci Urbano. Integrantes da SOSACI – Sociedade dos Observadores de Sacis também marcam presença.
Nesta ocasião reforçaremos a proposta de que o Saci – e seus amigos – seja eleito o símbolo popular da copa e das olimpíadas. “Em terra de Saci, chute é voadora”. Aqui se joga futebol até com uma perna! E viva o Diamante Negro Leônidas da Silva! Haverá também uma leitura de um texto do dramaturgo Plínio Marcos, como manifesto de apoio a luta do povo Guarani-Kaiowaá.
A entrega do prêmio ocorrerá por volta de 14h. O agito começara às 12h, música, exposição de charges sobre o Saci, comidas típicas da cultura brasileira, brincadeiras, pinturas, leituras, contação de estórias e autógrafos de livros da coleção “Mitologia Brasílica”, escritos por Mouzar Benedito junto com o cartunista Ohi, trazem histórias do Saci-Pererê, Iara, Curupira, Caipora, Boitatá, Lobisomem, da Mula Sem Cabeça, da Cuca, que fazem parte do imaginário dos brasileiros e, assim como quase todos os mitos de origem indígena, têm uma ligação estreita com o meio ambiente. (saiba mais aqui). Levem as crianças… O Prêmio será um certificado e uma muda de árvore direto da agrofloresta de Paraty Mirim…
Outras informações
Saci do Jd. D’Abril (Estória criada por um aluno da Escola Municipal Conde Matarazzo – JD. D’Abril): “O Saci do D’Abril mora num poste / Ele tinha as duas pernas / Mas trabalhando como motoboy, ele teve um acidente e perdeu uma perna.”
Existem muitas publicações sobre a temática. Tem também o filme “Somos Todos Sacy”, de Rudá de Andrade e Silvio do Amaral Rocha – um ótimo curta”. Tem o trabalho do Thiago Vaz, artista plástico e muralista que criou o Saci Urbano – veja no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=l9ZWDEwfzW8).
No ano passado fizemos uma breve exposição de umas obras de alunos da escola pública EMEF Conde Eduardo Matarazzo. Anita Malfatti, em 1917, pintou um quadro do Saci.
Festa do Saci e seus amigos – Dia 11 de novembro, Domingo, das 12h às 17h.
Rua Pedro Piccinini, 88 – Parque Previdência – Butantã (Km. 11,5 da Rod. Raposo Tavares) – Entrada Franca – Tel. 3721 8951
Contatos:
Edson Lima – 97105 0551 / Mogli – 996324748
Faça um comentário