Dia da Bandeira

A bandeira é, entre os símbolos da pátria, o de maior significado. Foi em 19 de novembro de 1889 que se deu a instituição da nossa Bandeira, conforme o Decreto nº4. A bandeira brasileira lembra a bandeira imperial, e esta, por sua vez, teve sua origem na bandeira colonial portuguesa.

Todo o bom cidadão ama a bandeira do seu país, pois sabe que ela é o símbolo da nossa liberdade, nossas tradições e nossa própria família.

A bandeira no Brasil tem na cor verde a representação de suas matas e florestas, na cor amarelo, as riquezas minerais e na cor azul o céu. As estrelas no céu nos lembram que o Brasil é uma república formada por numerosos estados e pelo Distrito Federal.

A faixa com a inscrição “Ordem e Progresso” nos recorda que o desenvolvimento na Nação é fruto do trabalho harmonioso de todos os brasileiros.

Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da Bandeira Brasileira. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que no centro a esfera azul celeste, atravessada pela faixa branca com as palavras Ordem e Progresso em letras maiúsculas verdes. Essa faixa é oblíqua, inclinada da esquerda para direita. No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará.

A Bandeira Nacional é hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde. Ela não pode ficar exposta à noite, a não ser que esteja bem iluminada. É obrigatório o seu hasteamento em órgãos públicos (escolas, ministérios, secretarias de governo, repartições públicas) em dias de festa ou de luto nacional. Nos edifícios do governo, ela é hasteada todos os dias. Também é exposta em situações em que o Brasil é representado diante de outros países como, por exemplo, em congressos internacionais e encontros de governos.

Curiosidades sobre a bandeira brasileira:
– Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.

– Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*