Março contempla o Teatro em Fortaleza

 

 

No mês em que transcorre o Dia Mundial do Teatro (27 de Março), o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza dedica a esta arte milenar, não apenas o dia 27, mas todo o mês de Março, numa homenagem ao talento e à garra do artista de Teatro.

No período de 2 a 31 de Março, o Centro Cultural BNB realizará o MÊS DO TEATRO, cuja programação abrangerá um elenco de 63 eventos, com duração total de 272 horas, compreendendo as seguintes atrações: 30 apresentações teatrais (seis sessões de cinco espetáculos, às quintas e sextas-feiras, nos horários de 12h, 15h30min e 18h30min); o seminário avançado “O Lugar da Performance”, a ser ministrado pelo professor e artista plástico Gê Orthof, mestre e doutor em Artes Visuais e pós-doutor em Instalação e Performance, no período de 6 a 10, de 15 às 18h (inscrições a partir do dia 1º, na recepção do CCBNB); o curso “Análise e apreciação de textos dramáticos”, com o ator, dramaturgo e diretor Ueliton Rocon, no período de 20 a 24, de 18 às 20h (inscrições a partir do dia 6, na recepção do CCBNB); e a exposição “O teatro, o ator e a máscara”, de Geovane Costa, no período de 6 a 31 (segunda à sexta, de 10 às 20h; e sábado, de 10 às 18h).

Nesta exposição, o escultor homenageia as artes cênicas com a confecção de 93 faces de atores que fazem a História do teatro cearense, como Antonieta Noronha, Haroldo Serra, Oswald Barroso e Ricardo Guilherme, entre outros.

A lista dos espetáculos em pauta no CCBNB são os seguintes: “Casamento de Tabarim”, com a Trupe Metamorfose, dias 2 e 3; “Dois por dois”, com o grupo de teatro Dois Por Dois, dias 9 e 10; “E pensar que tudo é oco”, com a Companhia do Oco, dias 16 e 17; “Engodo”, com o grupo Bagaceira de Teatro, dias 23 e 24; e “As bondosas”, com a Companhia de Teatro Lua, dias 30 e 31.

O mês do Teatro tem coordenação de Rildete Ribeiro e Jacqueline Medeiros, ambas consultoras internas do Centro Cultural Banco do Nordeste, produção de Roberto Maur e assistência de produção de Potyguara Alencar.

Sinopses e fichas técnicas dos espetáculos

O Lugar da Performance
O seminário interdisciplinar “O Lugar da Performance” aborda o mapeamento das linguagens fundadoras do campo de estudo da Performance, desde os rituais na Antiguidade até os rituais contemporâneos, passando pelas ações futuristas e dadaístas, a escola Bauhaus, os happenings dos anos 1950 e 1960, Fluxus, a body art, a dança-performance, os environments, as living sculptures de Gilbert & George, os extensores de Rebeca Horn, os objetos relacionais e parangolés de Lygia Clark e Hélio Oiticia. Além disso, discute os aspectos da Performance no Brasil e no Mundo, com suas características formativas culturais e formais de artistas performáticos.

Quem ministra o seminário é Gê Orthof, artista plástico, curador e professor adjunto do departamento de Artes Visuais, do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. É mestre e doutor em Artes Visuais pela Universidade de Columbia (Nova Iorque, EUA), e realizou pós-doutoramento em Instalação e Performance, na Escola do Museu de Belas Artes, da Universidade Tufts (Boston, EUA). Foi bolsista na Escola de Artes Visuais de Nova Iorque e professor/artista visitante na Escola do Museu de Belas Artes (Boston, EUA) e na Escola de Artes Visuais, da Universidade Penn State (EUA).

No final do curso, dia 10, às 16h30min, Gê Orthof fará uma performance ao lado de Cecília Aprigliano.

Análise e apreciação de textos dramáticos
O curso “Análise e apreciação de textos dramáticos”, a ser ministrado pelo ator, dramaturgo e diretor Ueliton Rocon, fará uma abordagem das técnicas de Análise Estrutural, a partir de cenas, para aplicação em processos que envolvem criação e apreciação de obras teatrais.

O objetivo do curso é munir, tanto o artista quanto o espectador, de um instrumental que os possibilite apreender todos os elementos da obra dramática, partindo da percepção do enredo (camada superficial) à percepção consciente dos conteúdos e formas (camada profunda) do texto dramático.

Outras informações: Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza – Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108

Compartilhar: