Entenda como montar uma banda ou desenvolver projetos musicais. Este curso foi desenvolvido para auxiliar produtores culturais no desenvolvimento e na gestão de projetos culturais ligados ao setor musical, como projetos para a gravação de CDs ou DVDs, projetos de shows e espetáculos musicais, promoção de festivais, organização de bandas, orquestras ou corais.
Para músicos e produtores musicais
Produção e Gestão de Projetos Musicais
Data e Horário:
Dias 15, 22 e 29 de agosto
Sempre as segundas-feiras
Das 18h às 22h
Local:
Auditório do Instituto de Música Airton Mann
Rua Conselheiro Araújo 336 – Centro – Curitiba PR
(Próximo a Reitoria da UFPR)
Telefone do local: (41) 3027-8179 begin_of_the_skype_highlighting (41) 3027-8179 end_of_the_skype_highlighting
Instrutor:
Marcelo Miguel (Consultor e Produtor Cultural)
Carga horária total: 12 horas/aula
Promoção:
Quixote Art & Eventos
www.quixoteart.com.br
OBJETIVO DO CURSO
Este curso foi desenvolvido para auxiliar produtores culturais no desenvolvimento e na gestão de projetos culturais ligados ao setor musical, como projetos para a gravação de CDs ou DVDs, projetos de shows e espetáculos musicais, promoção de festivais, organização de bandas, orquestras ou corais.
Durante o curso serão abordados temas relacionados a gestão de projetos, noções gerais de legislação, leis de incentivo à cultura e alternativas para a captação de recursos e patrocínios na realização de projetos musicais.
CURRICULO DO INSTRUTOR
Marcelo Miguel
é produtor cultural e consultor em projetos culturais, diretor da Quixote Art & Eventos. Cursou as faculdades de Direito (PUC PR 1982-1987) Jornalismo (PUC PR 1989 – Cásper Líbero SP 1990-1993) e Teatro (FAP – Faculdade de Artes do Paraná 1998-1999).
Como radialista trabalhou nas Rádios Manchete FM em São Paulo (1992-1993), Nova Record FM (1993-1994) e Alpha FM (1995) tendo produzido programas musicais, de entrevistas e de entretenimento. Atuou como Free-lancer para a MTV e produziu textos e matérias para a revista BISS.
Produziu shows e eventos com as bandas SKANK, TITÃS, RAIMUNDOS, PROFESSOR ANTENA, CHICO SCIENCE, RACIONAIS MC, LINGUA DE TRAPO e outros.
Atuou na equipe de produção do Hollywood Rock realizado no Morumbi em São Paulo no ano de 1993.
Elaborou e formatou projetos de diversos músicos e bandas para obtenção dos benefícios da Lei Rouanet.
PÙBLICO ALVO
Este Curso é recomendado para músicos, regentes, integrantes de bandas, orquestras, corais, produtores culturais, artistas ligados a produção musical, estudantes, pesquisadores e profissionais ligados ao setor da comunicação, artes, turismo, profissionais de marketing, pequenos e médios empresários ligados a indústria fonográfica, agentes e gestores culturais de toda natureza.
CONTEUDO PROGRAMÁTICO DO CURSO
Aula 01
Introdução ao estudo da Produção Cultural
– Considerações gerais sobre a produção cultural e musical no Brasil. O perfil do produtor musical e o papel do gestor de projetos musicais. Principais dificuldades no desenvolvimento de projetos culturais. Noções gerais de planejamento e formatação de projetos culturais.
Leis de Incentivo à Cultura –
Apresentação das principais fontes de financiamentos para projetos culturais. A evolução histórica das Leis de Incentivo à Cultura no Brasil. Apresentação geral da Lei Rouanet. (Evolução Histórica – Aspectos Jurídicos – Apresentação do Mecanismo do Mecenato – Tramite de aprovação de projetos) Instrução Normativa 01/2010 e os procedimentos para cadastramento e aprovação de projetos na Lei Rouanet.
Leis de Incentivo à Cultura –
Apresentação do SALIC WEB e dos formulários da Lei Rouanet. Documentos exigidos para apresentação de projetos. Gestão do projeto após aprovação. Abertura da Conta Corrente do projeto e procedimentos na captação de recursos.
Aula 02
Leis de Incentivo à Cultura –
O Fundo Nacional de Cultura (FNC) voltado para projetos musicais. Programas do Governo Federal voltado para o incentivo da produção musical. Editais públicos e de empresas privadas voltado para o setor musical. Apresentação do SICONV o processo de cadastramento de projetos culturais.
Produção Cultural
– Aspectos de produção e características de projetos para produção de CDs e DVDs. Principais preocupações do produtor cultural. Perfil dos profissionais para execução deste tipo projeto. Exigências da legislação. Características de projetos para realização de shows e eventos musicais ou para formação de grupos musicais. Organização e promoção de festivais de música.
Legislação aplicada aos eventos musicais
– O planejamento de shows e eventos públicos. Noções gerais do Código de Defesa do Consumidor. Considerações sobre o uso de espaços públicos na organização de shows e projetos culturais. Principais preocupações do produtor cultural na utilização dos espaços públicos. Documentação para promoção de eventos e espetáculos musicais. O atendimento médico e a segurança dos espaços durante a realização de shows musicais. Planos de seguros voltados especialmente para eventos e o setor cultural. O recolhimento de taxas e impostos. A contratação de artistas estrangeiros. Noções gerais sobre contratos e legislação trabalhista aplicada ao setor cultural.
Aula 03
Direito Autoral – Fundamentos constitucionais. O
Direito Autoral e a Propriedade Intelectual. Direito moral e o direito patrimonial do autor. Apresentação da Lei Federal nº. 9.610. O registro de obras e textos. O papel do ECAD na fiscalização dos direitos autorais. Atualização dos debates e apresentação do PL para mudança da legislação.
Legislação e Cultura. Como formalizar e regulamentar um grupo musical. A constituição de entidades sem fins lucrativos e de empresas comerciais para o desenvolvimento e a produção de ações culturais. Aspectos jurídicos e administrativos
. Vantagens e desvantagens.
Leis de Incentivo à Cultura –
Apresentação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba. Evolução histórica. Aspectos jurídicos e a mecânica de funcionamento. O Fundo Municipal de Cultura e os editais municipais voltados para o setor musical. Considerações gerais sobre uma futura lei de incentivo á cultura do Estado do Paraná.
Informações e Inscrições
Para mais informações sobre o Curso de Gestão Cultural escreva para o e-mail
cursos@quixoteart.com.br ou ligue para (41) 3029-3660 begin_of_the_skype_highlighting (41) 3029-3660 end_of_the_skype_highlighting ou (41) 3027-8179 begin_of_the_skype_highlighting (41) 3027-8179 end_of_the_skype_highlighting em horário comercial de segunda a sexta das 9h às 18h.
Benefícios ofertados aos alunos
Todos os alunos matriculados neste curso receberão:
Duas cartilhas com os temas abordados no curso;
Um CD-Room contendo textos de apoio, legislação cultural, formulários de leis de incentivo, vídeos e resumos das aulas em arquivos power point;
Investimento
Para Inscrições antecipadas – Taxa de inscrição de R$ 135,00 (Cento e Trinta e Cinco reais) por aluno
Para Inscrições com reservas antecipadas – Taxa de inscrição de R$ 150,00 (Cento e Cinqüenta Reais) por aluno até o dia 10 de agosto.
Para Inscrições no local do curso na data de realização – Taxa de inscrição de R$ 180,00 (Cento e Oitenta Reais) por aluno
Inscrição antecipada
ocorre quando os interessados efetuarem a quitação da taxa de inscrição com pelo menos 96 horas de antecedência a da data de início das aulas. o O pagamento da taxa de inscrição pode ocorrer no local do curso ou através de deposito bancário.
Reserva antecipada
ocorre quando os interessados confirmam sua presença no curso enviando a ficha de inscrição via e-mail ou correio com pelo menos 96 horas de antecedência a data de início das aulas. Neste caso o pagamento pode ocorrer no local do curso ou através deposito bancário até o dia 10 de agosto.
Inscrição no local
ocorre quando o aluno efetua o preenchimento de sua ficha e o pagamento das taxas de inscrições na data e no local do curso.
www.quixoteart.com.br
SOLICITE SUA FICHA DE INSCRIÇÃO E MAIS INFORMAÇÕES ATRAVÉS DO e-mail
cursos@quixoteart.com.br
Faça um comentário