Prática do e-teatro espera incentivar população a ir ao teatro ao vivo. A prática de ver teatro pelo computador já está sendo incorporada no cotidiano de parte dos 10 milhões de brasileiros que utilizam banda larga atualmente no país. No Brasil, muitas são as produções feitas especialmente para a internet. Outros espetáculos autorizam a veiculação na rede mundial, com algumas modificações e mediante pagamento, tudo através de portais especializados, ou terceirizados.
A iniciativa de disponibilizar este conteúdo pela internet é expressiva principalmente se as peças em cartaz puderem ser acessadas gratuitamente. Esta foi motivação que levou em Curitiba, o Teatro Reikrauss a investir em equipamento a fim de transmitir simultaneamente e de forma gratuita todas as peças que entram em cartaz na sua programação, tornando-se o único teatro da América Latina a ter esta iniciativa de maneira independente e sem oferecer custos à população. “O e-teatro trata-se da disseminação da cultura curitibana e brasileira pelo mundo e do livre acesso à cultura por aqueles que por algum motivo não podem assistir a uma peça de teatro seja pela falta de tempo, distância ou dinheiro”, diz o diretor ReiKrauss Benemond.
O objetivo principal, segundo ReiKrauss é incentivar as pessoas a irem a teatro ao vivo, hábito inexistente em mais da metade da população brasileira. “Dificilmente a experiência de assistir uma peça de teatro ao vivo será substituída”, diz.
Desde junho de 2010, cerca de 20 espetáculos já entraram em cena nos palcos virtuais no Teatro Reikrauss, dentre eles produções locais e de outras cidades do país.
O próximo passo do Teatro será disponibilizar um telão com transmissão simultânea à realização da peça em diversos locais de Curitiba. Os interessados podem verificar a programação do espaço e os locais abertos das exibições pelo site: www.teatroreikrauss.com.br
O Teatro Reikrauss leva a criativa e inovadora arte da encenação desenvolvida pelo carioca Reikrauss Benemond ao público curitibano desde 2007, em um espaço histórico localizado na Galeria Pinheiro Lima – 106, Praça Tiradentes (Curitiba-PR).
Os 780m² do teatro proporcionam capacidade para 226 lugares, além de contar com uma moderna estrutura de sons e iluminação, o que faz com que o público sinta a peça de uma maneira totalmente diferenciada e especial. O teatro disponibiliza também seu espaço para eventos de todo o tipo, como: oficinas, cursos, amostras e festivais.
Contato:
Engenharia de Comunicação – Assessoria de Imprensa
Patrícia Stedile
(41) 3527-7727/ 9121-0650
Faça um comentário