Despedida de um Ícone do Jornalismo Paranaense: Luiz Geraldo Mazza Morre aos 93 Anos

 

Com mais de seis décadas de atuação, o jornalista deixou um legado marcante na imprensa e no rádio, sendo uma das vozes mais influentes do Paraná.


Faleceu na noite desta terça-feira (10), aos 93 anos, o jornalista Luiz Geraldo Mazza. Ao longo de uma carreira que ultrapassou seis décadas e com milhares de artigos publicados em jornais, além de sua destacada presença nas rádios, Mazza foi considerado um dos maiores expoentes do jornalismo paranaense de todos os tempos. Ele estava internado desde julho.

Nascido em Paranaguá em 10 de fevereiro de 1931, Mazza se mudou para Curitiba ainda jovem, em 1939. Estudou nos colégios Tiradentes, Prieto Martinez e Ginásio Paranaense, e formou-se em Direito pela UFPR em 1955. No entanto, foi na Comunicação que ele realmente fez história, integrando a Academia Paranaense de Letras desde 1998.

Mazza construiu sua carreira em importantes veículos de comunicação como o Diário do Paraná e a Última Hora, onde desempenhou papéis de destaque como chefe de reportagem, redação e editor de opinião. Seu estilo objetivo e equilibrado abriu portas para outras redações, incluindo Correio de Notícias, Folha de Londrina, Indústria e Comércio, e Folha de São Paulo. Durante dez anos, também dirigiu o telejornalismo da TV Paranaense, Canal 12, e colaborou com diversos jornais e revistas regionais.

No jornal O Estado do Paraná, assinava crônicas que mesclavam análise política e de comportamento, sempre com um olhar atento às questões do estado. Na rádio, Luiz Geraldo Mazza integrou a equipe da CBN desde 1995, sendo homenageado com seu nome estampado em um dos estúdios da emissora quando esta ainda ficava no bairro Cristo Rei, em Curitiba. Sua última participação na CBN ocorreu em 23 de julho, um dia antes de ser hospitalizado por insuficiência cardíaca no Hospital São Lucas.

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*